quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Espiritismo: Filosofia, Ciência ou Religião?

Espiritismo x Ciência: Afinal, Espiritismo é ou não é Ciência?



“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".”
Allan Kardec

Por Glaucione Pedrozo



Assim que comecei a estudar a doutrina muitas pessoas perguntavam qual era minha religião e eu, com toda convicção, respondia que eu era espírita. Até que certa vez, um amigo deixou-me em dúvida: ele afirmou que o espiritismo, além de religião, era filosofia e ciência. Eu, muito nova na doutrina, fiquei intrigada com tal afirmativa.

Diante da minha inquietação, resolvi consultar O Evangelho segundo o Espiritismo, e este define o Espiritismo como “a ciência nova que vem revelar aos homens por meio de provas irrefutáveis a realidade do mundo espiritual”. Pronto, minha dúvida estava respondida, o Espiritismo é ciência. Mas não esquecendo a minha condição de espírita, questionadora, fiquei com mais uma dúvida na minha cabeça: por que o Espiritismo é ciência?

Esta dúvida perdurou por tempos. Fiz pesquisas na internet, busquei opiniões de pessoas conhecidas e nada me satisfazia. Ouvi muita coisa do tipo “Espiritismo é provado cientificamente”. Triste engano, pois como pode o Espiritismo ser provado cientificamente, se a própria comunidade científica não admite a existência do espírito? Sei que o espírito está para o Espiritismo, assim como o alicerce está para uma casa. O espírito, princípio pensante do universo, é a base da doutrina e não pode simplesmente ser descartado.

Durante o 1° Congresso Espírita do Maranhão, tive a oportunidade de aclarar minhas idéias por meio de uma palestra do professor, físico, doutor em educação e orador espírita, Raul Teixeira. Ele logo tratou de fazer a distinção: Ciência é um campo de estudo sistematizado em torno de algum fenômeno, com principio, meio e fim, e ela está ocupada em descobrir os porquês, no que diz respeito ao mundo material, mundo físico; Espiritismo é uma ordem de estudo, de conhecimento, uma ciência do destino dos espíritos (ou relações) com o mundo corporal, mas sempre se tratando da natureza dos espíritos. A competência da Ciência é a matéria, enquanto que a competência do Espiritismo é o espírito.

Espiritismo é cientifico porque obedece a algumas condições impostas por Galileu Galilei, que elaborou três passos para que algo fosse considerado científico a partir do método de como se estuda. Primeiro devemos observar o fenômeno, depois estudar o fenômeno (teses e antíteses) e logo após, elaborar uma conclusão. Allan Kardec, codificador da doutrina, trabalhou por este método: observou , questionou, passou os questionamentos pelo crivo da razão e concluiu. Logo, o Espiritismo é um estudo científico e nos leva ao pensamento, discussões e análises.

O objetivo da Ciência Formal é dar respostas às questões físicas, aos efeitos. O Espiritismo marcha passo a passo com a Ciência, mas não se detém aonde ela pára. Enquanto a Ciência se preocupa somente com os efeitos, o espiritismo vai além: estuda também as causas.

Alguns cientistas renomados, com respeito dentro da comunidade científica, tentaram obter aprovação da Ciência em estudos que remetiam ao Espiritismo, como por exemplo: Raymond Mood Jr, cientista com cinco títulos de doutorado, autor de A Luz do Além e Vida depois da vida; Brian Weiss, médico diplomado pela Universidade de Yale, com especialização em Psiquiatria na Universidade de Columbia, autor de Muitas vidas, muitos mestres e Muitas vidas, uma só alma; Helen Wambach PhD em Psicologia e autora de Vida Depois da Vida e Recordando Vidas Passadas; Joseph Banks Rhine, doutor em biologia e considerado o pai da Parapsicologia. Uma coisa é um trabalho científico, outra é Ciência. Somente um cientista não pode responder por toda uma comunidade.

O fato é que fenômenos produzidos por espíritos existiam desde as mais sutis manifestações de vida na terra, mesmo antes de o Espiritismo existir. A Doutrina não precisa da Ciência para ser Espiritismo. No dia em que a Ciência aceitar e provar o Espiritismo, ela fará um bem à sociedade.

A Doutrina nos chama ao Bom Senso, pois a ignorância é a maior praga da qual podemos ser atacados. A força do Espiritismo está nas idéias de transformação moral, e não nos fenômenos materiais que ele produz.


Atividades desenvolvidas

Segunda-feira: 14:00 h - Atendimento Fraterno;


Terça-feira: 15:00 h - Entrega de resultado do atendimento fraterno;
19:30 h - Realização de Evangelho no Lar;


Quarta-feira: 19:30 h - Estudo (com participação dos frequentadores) do Evangelho Segundo o Espiritismo e  aplicação de passe;


Quinta-feira: 15:00 h - Evangelização de Gestantes, com fornecimento de material e orientação para confecção do enxoval do bebê, com distribuição de lanches;

Sexta-feira: 19:30 h - Estudo das obras básicas - O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Livro o Céu e o Inferno;
Na ultima sexta do mês: 15:00 h - Evangelização de idosos, com distribuição de lanches;

Sábado: 16:00 h - Evangelização Infanto - Juvenil, com lanches;
16:00 h - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita com os pais;
18:00 h - Encontro da Juventude Apreendizes do Bem para o estudo da Doutrina Espírita;
18:00 h - Estudo da obra básica - O Céu e o Interno.

sábado, 21 de agosto de 2010

Objetivo do CEAB

O Centro Espírita Amigos do Bem, tem como principal objetivo estudar e praticar a Doutrina Espírita, propagando ilimitadamente seus conhecimentos doutrinários, promover a prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, em benefício de todos, sem distinção de pessoas, raças, cor, nacionalidade, posição social ou religião.

Amigos do Bem

O Centro Espírita Amigos do Bem (CEAB) é uma Associação nos termos do art. 53 do Código Civil brasileiro, fundado em 20 de novembro de 2002, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com caracter religioso, educacional, cultural, de ação social, com personalidade jurídica própria, inscrito no CNPJ sob o nº 06.760.224/0001-88, devidamente registrado no Cartório de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 5.042 de 22/12/2008, com sede à Rua 21 de Abril, nº 56 no bairro Vila Passos, São Luís/Maranhão.