quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Seminário

Juventude Aprendizes do Bem


Estudos da juventude:
Sábado dia 29/01/2011, às 18horas.
(Por Dante Souza e Souza)

Tema / Unidade de Estudo: 
O Perispírito.

Objetivos:

Estudar o perispírito esclarecendo sobre a sua importância como veículo de manifestação e caracterização do espírito.


Abordagens:    

O que há no Homem?
De acordo com a visão Espírita:
1º Alma ou Espírito
2º O Corpo
3º O Perispírito



Como vemos pela figura, o ser se divide em várias camadas que interagem umas com as outras. O meio de interação é o perispírito ou psicossoma.
Como isto se processa?

Há inúmeras denominações para o perispírito, em várias épocas, conforme a Filosofia: nas eras primitivas, Corpo-Sombra; para os indianos, Liga Sharira; no antigo Egito, ; para a Teosofia, Corpo Astral; segundo Paulo de Tarso, Corpo Celeste; para a Filosofia do Século XIX, Mediador Plástico; e, finalmente para o Espiritismo, é o Perispírito
O perispírito é uma estrutura semi-material análoga ao corpo que deve o ligar ao espírito.
Sendo o espírito imaterial, este necessita de um veículo para que interaja com o corpo.
O perispírito, sendo esse veículo, está fronteira entre a materialidade conhecida e a parte abstrata do ser ou Espírito.
Sendo semi-material, o perispírito empresta do mundo à sua volta os materiais sutis necessários à interligação com o corpo.

Nesta acepção, quanto mais depurado da matéria se está, mais sutil o perispírito.
Dado também o grau diferenciado de adiantamento moral entre os habitantes de nosso mundo, nenhum perispírito é igual a outro.
Em visita ao nosso mundo, espíritos superiores, querendo fazer-se mais perceptíveis tomam para si um perispírito mais grosseiro, mais condizente com nossas vibrações.

O meio de troca entre Perispirito – Corpo – Espírito é chamado de Duplo-Etérico e se caracteriza como uma tênue energia que propicia a comunicação entre os entes do corpo físico e o corpo astral e deste com o espírito. Uma desarmonia nesse meio é um dos fatores causadores das enfermidades físicas, psicológicas e/ou espirituais.

O Duplo-Etérico é também conhecido como ”Aura”, um corpo vaporoso e energético que mantém a sustentabilidade do ser enquanto encarnado.
Com a morte, o Duplo-Etérico se desfaz mais lenta ou rapidamente conforme o tipo de morte do Corpo Carnal e o adiantamento moral do ser.

Estudos desenvolvidos por autores tanto de nosso plano material e do plano espiritual, já com bastante propriedade e nitidez, idetificam certas propriedades e qualidades do perispírito, podendo ser assim catalogadas: 

plasticidade,
densidade,
ponderabilidade,
luminosidade,
penetrabilidade,
visibilidade,
tangibilidade,
sensibilidade global,
sensibilidade magnética,
expansibilidade,
biocorpereidade,
unicidade,
perenidade,
mutabilidade,
capacidade refletora,
odor,
temperatura
    Fonte de Pesquisa:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário